Sites dos Distritos Rotários no Brasil

domingo, 7 de agosto de 2011

Com depoimento emocionante de vítima de poliomielite, Rc. Tupã inicia trabalhos da Campanha de Vacinação.

No último sábado, os companheiros(as) de Rotary, Rotakids, Rotaract e Interact estiveram reunidos na sede social do Rotary Club de Tupã, participando dos trabalhos de abertura da participação na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite.

Esq/Dir - Pres. 2011-12 - Interact - Gabriela Biazon Condo - Palestrante - Paula Raquel Dias - Pres. Rotakids 2011-12 - Sofia fancelli Ferrara - Pres. 2011-12 Rc. Tupã.
  A jovem Paula Raquel Dias (29) contou aos presentes que em 1982, ano de seu nascimento, a paralisia infantil era uma realidade muito forte em nosso país. Ela disse que durante a vacinação, tomou a vacina em apenas uma das etapas. Isso a deixou vulnerável.
Quando começou a andar, sentia que tinha muita moleza nos membros inferiores, todavia, nenhm médico conseguia descobrir o que ela realmente tinha.
Aos 3 anos começou a usar aparelho ortopédico. A paralisia atingiu ambas as pernas. A perna direita encurtou e os joelho não consegue dar sustentação ao seu corpo.
O problema agora eram a falta de condições financeiras para adquirir os aparelhos mais sofisticados, que proporcionavam mais conforto. ela tinha que usar aparelhos doados, que muitas vezes machucavam muito e provocava muitas dores e deixam cicatrizes,  por serem de materiais inferiores e de diferentes fabricantes.
De lá pra cá, nos dias de hoje, ela ainda sente muitas dores, mas disse que se acostumou com isso. A paralisia não fez com que sua vida parasse. Paula fez cursos técnicos de informática, administração e contabilidade. O seu maior sonho é fazer uma faculdade de contabilidade.
Agradeceu sua primeira oportunidade de trabalho na loja Magazine Luiza, onde sentiu-se muito valorizada, fazendo os mesmos trabalhos que outros funcionários. Seu atual emprego é no HSBC.
Ela disse que adora fazer parte da sociedade e sente-se bem em estar no meio de gente, sentindo-se em condíções de igualdade. A família que tinha medo da regeição e tentava poupar Paula, assitiu às vitórias consecutivas de Paula e da-lhe todo apoio.
 Foi aberto a todos os participantes, oportunidades para fazerem perguntas a palestrante, que respondeu gentilmente, ensinando a todos uma verdadeira lição de vida.

à Dir. Rose Condo (incansável voluntária dos trabalhos de Rotary)

O companheiro, o médico EDG 1995-96, Paulo Ricardo Soares exclareceu à todos como funciona a ação do vírus, e que a poliomielite por ser de fácil transmissão, aliado ao mundo globalizado, apesar de controlado, pode gerar epidemias a qualquer momento. Juntamente com a companheira (ao fundo), a farmacêutica Claudia Orlandi Lemos, coordenadora distrital de Earlyaction, comentaram sobre as ações de Rotary no mundo todo em prol  da erradicação da poliomielite, em razão do programa da Fundação Rotária Pólio Plus.

Finalizando, a presidente Elisa agradeceu a convidada do dia, e reforçou a todos os companheiros presentes, que reuníssemos nossas forças para participarmos da campanha de vacinação que ocorrerá na próxima semana. Como no ano passado, durante a semana toda, a bicicleta(adquirida pelo Rotary)  e brindes diversos adquiridos junto ao comércio, estarão em exposição em todos os postos da cidade, para atrair as famílias para levarem seus filhos à vacinação.

A presidente contou ainda, que a campanha será macissa nesta semana, no que tanje à participação em toda imprensa escrita, televisionada e falada. Afirmou ainda, que o sorteio da bicicleta será ao vivo no programa Rotativa no Ar, da emissora Rádio Tupã.