Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 16 de março de 2012

Por que surgiu o Rotaract Club?

Os anos sessenta foram caracterizados por comportamento na juventude de pobres valores morais e cívicos, uso de drogas generalizado e criminalidade alarmante. Diante deste contexto, em 1968 o Rotary International, através do seu Presidente Luther Hodges e Conselho de Administração, decidiu criar oficialmente o movimento Rotaract (Rotary em Ação) para viver o ideal do Rotary com os jovens de 18 a 30 anos de idade.

Em 13 de março de 1968, criou o primeiro Rotaract Club em todo o mundo, recebeu a ata de constituição patrocinado pelo Rotary Club de North Charlotte, Carolina do Norte. Esta data marca a celebração anual do Dia Mundial do Rotaract.

Na década de 50, muitos clubes foram formados composta por adultos jovens ou estudantes, a maioria filhos de rotarianos e seus amigos, mas que trabalhou com nomes diferentes, não oficialmente, com objetivos semelhantes aos do Rotaract de hoje. Exemplo dos "Círculos de Paul Harris" criados na Europa e dos clubes "Rotors" criados em algumas universidades norte-americanas. Depois do programa Rotaract tornou-se programa oficial do Rotary International, todos passaram a seguir a mesma denominação.

Em 1959, André Geubel, presidente fundador do Círculo de Paul Harris em Péruwelz, Bélgica, descreveu o seu clube como "um navio grande para a paz e compreensão, levantando a bandeira da amizade, tendo como norte o ‘servir’ e uma tripulação de jovens de boa vontade". Hoje, essa descrição aplica-se ainda ao Rotaract, como o Rotary International, permite aos jovens agir com credibilidade, consistência e continuidade.

Como nos anos 60, o mundo de hoje exige dos rotarianos conscientes da necessidade de orientar jovens ricos em valores que se esforçam para satisfazer as necessidades materiais, morais e sociais de suas comunidades e promover a paz.

Fonte:
www.frankdevlyn.org.mx

Juliano Camilo Borges
Coordenador Distrital de Rotaract Gestão 2011-12
Governador Márcio Cavalca Medeiros / Presidente de RI Kalyan Banerjee
‘Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade’
Rotary International - Distrito 4510

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.