Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 18 de julho de 2012

1 comentários:

  1. ASSUNTO DE INTERESSE GERAL! ALERTA!
    MUITO CUIDADO COM A LEISHMANIOSE:
    Pedimos sua atenção para a triste ocorrência de uma doença chamada Leishmaniose, em cães e pessoas em Tupã.
    Já tivemos aqui o registro da ocorrência de Leishmaniose em cães e, infelizmente com a triste ocorrência nesta semana, da morte de um morador da cidade.
    Vamos colaborar e tratar o assunto com seriedade, fazer nossa parte, divulgar as medidas, fazer enfim um verdadeiro mutirão
    A Leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui, que, ao picar, introduz no sangue o protozoário Leishmania chagasi.
    A doença aparece em virtude principalmente da presença de cães, vadios ou não, que adquirem a infecção.
    Ela não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. Ela se dá apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. O mosquito pica o cão infectado com o protozoário, portanto, portador da doença e depois, ao se alimentar do sangue humano transmite o protozoário, desenvolvendo a doença.
    MEDIDAS PREVENTIVAS
    Manter o quintal sempre limpo, retirando folhas de árvores, frutas podres, tudo que é matéria orgânica e colocando dentro de sacos plásticos fechando bem. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, escolhendo locais úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer; Podendo instalar telas nas janelas, usar repelente, naturais (citronela) ou químicos, contribui; Mantenha seu cão sempre com asseio e saudável. Ele pode se tornar num reservatório do parasita, que será transmitido para as pessoas s e outros animais; Em caso de suspeita da doença em seu cão, consulte um médico veterinário.
    Contribuição do Companheiro médico veterinário M.Sc. Waldyr Brandão- CRMV-SP n.º1154-RC Tupã, SP D-4510

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.