Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Inscrições abertas para intercâmbio internacional

Governador do D4510 de RI, jornalista Márcio Medeiros, anuncia abertura de inscrição de intercâmbio

Encontram-se abertas as inscrições para participação no Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. “Existem quatro programas disponíveis, e os clubes devem iniciar o processo de indicação o quanto antes”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “Quanto mais cedo o envolvimento, melhor a preparação da família e do candidato”, completou o dirigente que considera este programa como fundamental para o clube e para o participante. “É através deste programa que clubes e jovens se desenvolvem e crescem em todos os sentidos”, disse.

Os quatro programas disponíveis são: Longa Duração, Curta Duração, Programa de Bolsa e o de Novas Gerações. Eles variam de 12 meses a 12 semanas, exceto o de Novas Gerações, os demais necessitam de treinamento e exame classificatório. “São muitos os candidatos, muitas pessoas envolvidas, daí a necessidade de nos anteciparmos na preparação”, comentou o coordenador distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), do Distrito 4510 do Rotary International, o engenheiro Francisco Tadeu Ferro, associado do Rotary Club de Bauru. “É importante que as inscrições comecem logo, pois os candidatos somam pontos em participações nas reuniões dos clubes”, recordou o dirigente ao lembrar que o programa ajuda na exposição da instituição na sociedade, bem como as presenças dos pais dos jovens candidatos nas reuniões dos clubes.

Os jovens interessados devem procurar um Rotary Club que precisa indicá-los. Além disso, a idade mínima é para nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1996, enquanto que para o programa Novas Gerações, a idade mínima é para os nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1988. “Todos os detalhes, as regras e o formato do programa estão disponíveis no site: WWW.yep4510.org.br. “Os clubes estão recebendo o material de divulgação para atrair interessados na comunidade em geral”, completou Francisco Ferro ao iniciar o processo de distribuição de material explicativo. “É importante que o clube divulgue o programa na comunidade”, reforçou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International.

De acordo com o coordenador e o governador distrital qualquer pessoa interessada deve procurar um Rotary Club, estar enquadrado dentro das regras distritais e começar a se preparar. “Estes programas são para qualquer pessoa”, falou Francisco Ferro. “Uma vez dentro das regras, qualquer jovem pode participar”, reforçou Márcio Medeiros. “Dependendo das circunstâncias o embarque demora de um a dois anos”, falou ao destacar a importância da preparação. “Tanto jovens como os pais, necessitam de uma preparação intensa”, frisou Francisco Ferro. “Tudo é feito em conjunto, mas uma vez no exterior, é o jovem quem determina o grau de aproveitamento”, explicou o Governador do D4510 de RI que aguarda muitas inscrições. "Acredito em mais de 300 participantes”, prevê o dirigente. As inscrições encerram-se dia 15 de março.



Dia do Rotary celebrado com importantes homenagens


Márcio Medeiros, atual Governador do Distrito 4510 do Rotary International na região centro-oeste do interior paulista

Dia 23 de fevereiro é celebrado em todo o território nacional o Dia do Rotary. No Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo algumas cidades estão agendando com as Câmaras Municipais, cerimônias no sentido de destacar a data. “É uma excelente oportunidade em mostrar o que é Rotary e o que ele faz”, disse o Governador do Distrito 4510 de RI, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “É importante fazer com que este dia, de alguma forma, o Rotary seja mostrado em sua essência e de maneira transparente e clara”, comentou o dirigente que está agendando encontros em cidades da região para representar a organização.

Cidades de grande porte, como Marília e Presidente Prudente, já definiram com a Câmara Municipal cerimônia neste sentido. Em Presidente Prudente será dia 23 de fevereiro, enquanto que no dia seguinte, dia 24, será na cidade de Marília. “O Carnaval atrapalhará um pouco”, admitiu o dirigente rotário. “No entanto, o importante é aproveitar a data para mostrar o Rotary, com sua missão, objetivo e meta”, frisou Márcio Medeiros que aguarda confirmação das datas em cidades como: Garça, Lucélia, Assis, Bauru, Tupi Paulista, Dracena, entre outras, que normalmente promovem este tipo de evento para destacar a data.

O Dia Nacional do Rotary foi instituído dia três de novembro de 1980, através de Lei Federal de número 6.843, para ser celebrado sempre no dia 23 de fevereiro. O autor da Lei Federal foi do Ex-Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Antônio Zacarias, Gestão 1985-86, associado falecido do Rotary Club de Presidente Prudente, que fez parte da Câmara dos Deputados em Brasília como Deputado Federal. “Graças a iniciativa dele, hoje em todo o Brasil se comemora a data das mais diferentes formas”, comentou Márcio Medeiros.

No dia 27 de fevereiro, segunda-feira, as 11 horas, no Senado Federal, em Brasília, acontecerá uma sessão solene por parte dos senadores brasileiros, que homenagearão os rotarianos de todo o Brasil, atualmente distribuídos em 2.374 clubes, com 56.278 rotarianos. Os 38 Governadores de Rotary International da atual gestão estão se mobilizando para participarem da solenidade que reunirá centenas de rotarianos de diversas partes do País. “Será um momento importante que certamente chamará a atenção de todo o Brasil”, acredita Márcio Medeiros que representará o D4510 de RI.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020