Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Reuniões promovem debates, ideias, propostas e avaliações

Evento rotário mobiliza dirigentes, reforça planejamento e apresenta sugestões administrativas

Final de semana intenso para os dirigentes do Distrito 4510 de Rotary International, com dois dias inteiros de reuniões seguidas, como forma de avaliação do primeiro semestre rotário e planejamento para o segundo semestre. “Foi importante, proveitoso e com diálogos francos e abertos”, avaliou o Governador do D4510 de RI, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, que promoveu sábado e domingo passados, nas cidades de Presidente Prudente e Garça, respectivamente, encontros com os presidentes de clubes, coordenadores distritais e Governadores Assistentes, que contabilizou a presença de 80% dos dirigentes distritais.

Na cidade de Presidente Prudente o encontro aconteceu nas dependências da Uniesp, quando dezenas de dirigentes durante a manhã de sábado, debateram questões sobre o desenvolvimento dos clubes e a forma de condução para os próximos meses. “Os clubes tiveram espaço para falar, perguntar, indagar e ouvir”, comentou o instrutor de distrital, o Governador do D4510 de RI, Gestão 2007-08, o empresário Cleuto José Magnani, associado do Rotary Club de Pederneiras, que coordenou todos os trabalhos da manhã e tarde. “Sem contar as sugestões que ocorreram que ajudarão no prosseguimento dos trabalhos”, completou o experiente rotariano e dirigente regional.

Um dos destaques do encontro em Presidente Prudente foi a presença do Prefeito da cidade, Milton Carlos de Melo, o “Tupã”, que esteve no encontro e fez a saudação aos dirigentes presentes, valorizando o encontro e agradecendo o fato do evento ser realizado naquela cidade. “O prefeito de Garça, Cornélio Marcondes, também esteve presente no dia seguinte, o que reforça a credibilidade de nossa organização”, comentou Márcio Medeiros, agradecido pelas visitas e pela importância dada ao encontro por parte dos dois prefeitos. “Mesmo sendo uma reunião efetiva, de trabalho rotário, foi agradável ver como os prefeitos valorizam nossa entidade”, disse satisfeito.

No domingo o encontro aconteceu na cidade de Garça, nas dependências da Fatec, recepcionado pelas associadas do RC de Garça Azul, quando além do encontro com os presidentes rotários pela manhã, a tarde houve o encontro com os Governadores Assistentes e Coordenadores, para a discussão do comportamento da equipe para as próximas atividades. “Não só alinhamos pensamento, como revimos conceitos e criamos uma agenda a ser seguida para os próximos seis meses”, disse satisfeito com os dois encontros realizados o dia inteiro em ambas as cidades. “Foi cansativo, mas prazeroso”, resumiu Márcio Medeiros.

Os companheiros do Rotary Club de Tupã - Elisa e Paulo estiveram em Presidente Prudente e os companheiros Adriano e Cláudia, em Garça.

São Paulo - Prefeito confirma São Paulo como sede da Convenção Mundial do Rotary Club em 2015

Cidades - Nesta sexta-feira (10/2), o prefeito de São Paulo e o presidente da São Paulo Turismo e também secretário-adjunto de Comunicação, anunciaram que a Convenção Mundial do Rotary Club International será realizada na capital paulista em 2015. São Paulo concorreu na etapa final com outras cidades importantes, como Houston e Phoenix (EUA), e ganhou por unanimidade, com 13 votos.
Nesta sexta-feira (10/2), o prefeito de São Paulo e o presidente da São Paulo Turismo e também secretário-adjunto de Comunicação, anunciaram na sede da Prefeitura, no Edifício Matarazzo, região Central, que a Convenção Mundial do Rotary Club International será realizada na capital paulista em 2015. São Paulo concorreu na etapa final com outros destinos de peso, como Houston e Phoenix (EUA), e ganhou por unanimidade, com 13 votos.
“Essa convenção é mais uma oportunidade que temos para dar visibilidade, não à nossa cidade, mas também ao nosso estado e ao nosso país. Poucos eventos reúnem no mundo um número tão grande de pessoas qualificadas, com espírito público, por isso é muito positivo recebê-los aqui. Essa é a razão do empenho da cidade de São Paulo, do compromisso com o Rotary Internacional, de dar toda a retaguarda caso a cidade fosse escolhida e agora caberá à Prefeitura dar todo o apoio necessário para que seja realizado um grande evento”, afirmou o prefeito.
O evento é um dos maiores em número de participantes, já que são esperadas 40 mil pessoas, entre os registrados pela International Congress & Convention Association (Icca). Hoje a metrópole paulista já lidera nas Américas o ranking de realização de eventos internacionais, segundo a entidade.
“Trabalhamos desde 2005 para trazer essa convenção à cidade. Essa é uma conquista de um esforço conjunto da Prefeitura de São Paulo, de todos os Rotarianos e da São Paulo Convention & Visitors Bureau, que acabou fechando todo o acordo com os hotéis, mostrando que cada vez mais a cidade de São Paulo é a capital dos grandes eventos”, afirmou o presidente da São Paulo Turismo.
A vitória é resultado de um esforço conjunto envolvendo o trabalho de rotarianos da Comissão Executiva Pré-Convenção da Rotary International - presidida por José Alfredo Pretoni e liderada pelo diretor da Rotary International Themistocles, A.C.Pinho - e também da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Relações Internacionais, São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e SPTuris com o apoio de entidades.
“Esta reunião de hoje é histórica e estamos em uma contagem regressiva. Para que isso acontecesse, houve um apoio incondicional do prefeito Kassab e de toda a sua equipe para que São Paulo fosse eleita a cidade definitiva, até por toda a estrutura que ela oferece”, lembrou José Alfredo Pretoni, presidente da Comissão para a organização da Convenção Rotary 2015.
Participaram da ação para trazer o projeto o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), o Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento para Turismo (Transfretur) e a Embratur.
A última vez que a capital paulista sediou o encontro foi em 1981, quando recebeu nada menos que 17 mil pessoas de 94 países. Depois disso, nenhuma outra cidade da América do Sul foi palco para a convenção, que em 2015 será no Parque Anhembi, o maior centro de convenções e exposições do continente.
“Eu creio que este seja um dos momentos mais importantes da vida do rotarismo brasileiro. Desde 2005 pleiteamos uma nova convenção, o mundo evoluiu bastante e trazer esta convenção para São Paulo serve para diminuir os muitos entraves das diferentes visões do nosso país. Para dizermos, de todas as formas, que o Brasil hoje é um país desenvolvido economicamente e socialmente”, afirmou José Antônio Figueiredo Antiorio, diretor do Rotary Internacional.
No ano passado, o evento aconteceu em Los Angeles e, este ano, em Birmingham. As próximas edições acontecem em Bangkok (2012), Lisboa (2013) e Sydney (2014).