Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Palestra em Parapuã

Os companheiros do Rotary Club de Tupã, o Governador Assistente Adriano Alves e o próximo presidente 2012-13 Alexandro S. Saes, realizaram na noite de ontem, uma importante palestra com o tema Administração Estratégica.

O companheiro Alexandro enfatizou a administração estratégica como elemento fundamental para a sobrevivência das empresas de modo geral, no mercado globalizado. A análise crítica dos dados obtidos através dos resultados da matriz Pontos Fortes e Pontos Fracos x Oportunidades e Ameaças é fator a ser observado para as tomadas de decisões e a construção de um planejamento adequado. para a eficácia dos planejamentos, sugerimos que sejam para médio e longo prazo, e que no decorrer do processo sejam realizadas as ações corretivas e implementações necessárias.

O companheiro Adriano Alves, apontou o tema, só que adaptando à realidade de Rotary. Explicou: Em 2008, visando aprimorar os conceitos técnicos de administração, o Rotary International criou o Plano Estratégico de RI, onde vários fatores foram discutidos e formas de atuação em nível global seriam analisados. Além dos processos em andamento, os programas da Fundação Rotária, entre outros, a grande meta seria a Implantação do Plano Estratégico.Os clubes foram submetidos a questionamentos, para ajustes de idéias, revisão das práticas administrativas, avaliação do progresso e promoção e divulgação contínua do plano.

O que os rotarianos desejam: (Resultados das Pesquisas)


Clubes dinâmicos, inovadores e em crescimento
Enfoque no serviço humanitário local
Conscientização pública e reconhecimento
Clubes novos e dinâmicos
Aumento e retenção do quadro associativo
Menos programas, porém mais dinâmicos com fluidez na comunicação
Formação de líderes em todos os níveis
Menos diretivas do RI
Recursos e apoio para planejamento estratégico

Diante dessas premissas, RI interviu mais uma vez, lançando o Plano Visão de Futuro 2011.

Incentivar inovação e flexibilidade nos clubes
Incentivar os clubes a participar de atividades humanitárias variadas
Promover diversidade no quadro associativo
Aumentar o recrutamento e a retenção de associados
Formar mais líderes rotários
Criar clubes novos e dinâmicos
Incentivar planejamento estratégico pelos clubes e distritos. 

O governador assistente enfatizou as ferramentas que o site do distrito oferece aos clubes, com várias apostilas, que são de fácil linguagem e provoca um bom entendimento aos companheiros. Solicitou ao clube que comece imediatamente a elaborar seu Plano Estratégico. Disse ainda que o colégio de governadores se encontra à disposição dos clubes para a realização de palestras e treinamentos. Deixou claro que os clubes deverão se alinhar ao processo o mais rápido possível.

Além dos companheiro Alexandro e Adriano, o companheiro Joaquim também acompanhou a palestra no Rc. Parapuã.








Comunicado da Governadoria: Rotary e o Momento Político

Meus Presidentes e Governadores Assistentes da MUDANÇA....

Ao estarmos num período pré-eleitoral, assim sendo, seguindo orientações do Rotary International, devo informar aos clubes que não permitam o uso das tribunas rotárias para campanhas eleitorais.

Conforme determina o Rotary International, são totalmente vedadas as atividades político-partidárias dentro dos Rotary Clubs.

Em hipótese alguma deverão ser fornecidas, a quem quer que seja, informações dos sócios dos clubes do distrito (mailings), de modo a evitar a divulgação dos dados pessoais dos sócios com a finalidade de campanha política.

Vide Estatutos do Rotary Club (Manual de Procedimento 2010):

Artigo 13 Assuntos comunitários, nacionais e internacionais

Seção 1 - Assuntos apropriados. Qualquer assunto que envolva o bem-estar geral da comunidade, da nação e do mundo é do interesse dos associados deste clube e é apropriado e pode ser estudado e discutido de maneira justa e imparcial em reunião do clube para o esclarecimento dos rotarianos na formação de suas opiniões individuais. No entanto, este clube não poderá expressar opinião a respeito de qualquer questão de controvérsia pública.

Seção 2 - Não serão feitas recomendações. Este clube não endossará nem recomendará candidatos a cargos públicos, nem discutirá em qualquer de suas reuniões os méritos ou deméritos de tais candidatos.

Seção 3 - Apolíticos.
(a) Resoluções e pareceres. Este clube não adotará nem fará circular resoluções ou pareceres, nem tomará medidas com referência a questões mundiais ou problemas internacionais de natureza política.
(b) Apelos. Este clube não dirigirá apelos a clubes, pessoas ou governos e não enviará cartas, discursos ou planos propostos para a solução de problemas internacionais específicos de natureza política.

Já percebi em alguns clubes esta questão partidária ser um grave problema.

Até mais

Governador Márcio Medeiros - Gestão 2011-12 Distrito 4510 do Rotary International RC de Marília Pioneiro - Jornalista "Conheça a si mesmo para envolver a humanidade"

Programa de TV expõe Rotary e as atividades

Programa de TV, na cidade de Bauru, mostra o Rotary e as atividades rotárias

O Rotary International foi tema do programa televisivo, Momento Político, da TV Preve, da cidade de Bauru, pelo canal 22 da Net ou 31 pelo UHF, na semana passada quando durante 60 minutos o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, foi entrevistado pelo apresentador Samuel Ferro, tendo oportunidade de abordar uma série de temas rotários durante o programa. “Foi um espaço importante em que foi possível manter um contato direto com a comunidade de Bauru”, disse o dirigente rotário que participou da gravação do programa que durante cinco vezes foi reprisado na programação do canal.

O Programa Momento Político é um espaço aberto às discussões políticas locais, regionais e nacionais. Semanalmente, o Momento Político, dirigido e apresentado pelo jornalista Samuel Ferro, realiza entrevistas e/ou debates com representantes do legislativo, executivo, líderes comunitários, articuladores, entre outros. “Foi possível apresentar o Rotary e a Fundação Rotária, bem como alguns programas e projetos”, comentou Márcio Medeiros que já esteve em programas televisivos nas cidades de Marília, Presidente Prudente e Tupã, com o mesmo objetivo. “São oportunidades em que não podemos deixar de utilizar, para mostrar o que é Rotary e o que ele faz”, disse o Governador do D4510 de RI.

Segundo Samuel Ferro a conscientização política da população e a transparência dos rumos políticos são as metas do programa que, em média, tem a duração de 60 minutos e, eventualmente, é transmitido ao vivo, proporcionando ao telespectador a possibilidade da participação simultânea, com perguntas formuladas por telefone, fax ou e-mail. “Além de Bauru o programa tem cobertura nas cidades de: Pederneiras, Bariri, Duartina, Agudos e Lençóis Paulistas”, falou. “Em breve estamos ampliando o nosso sinal para atender outras cidades do centro-oeste paulista”, comentou o apresentou e diretor executivo da emissora bauruense que conta com uma boa penetração nas comunidades em que alcança. “A população nos acompanha bem e isso nos fortalecesse”, disse Samuel Ferro.

Na entrevista realizada foi possível falar sobre os conceitos rotários, alguns dos programas desenvolvidos pelos clubes rotários da região pela Fundação Rotária, bem como mostrar a importância do rotariano na comunidade em que ele está inserido. “Feliz é a cidade que conta com um Rotary Club, em que a comunidade passa a ser servida com os programas e produtos do Rotary International”, disse o dirigente agradecido pela entrevista. “Foram muitos os comentários que recebi, o que confirma a boa penetração do programa na comunidade”, confirmou o rotariano.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020