Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rotary International - 107 anos

Em 23 de fevereiro comemoramos 107 anos de vida da nossa organização.
Em 1905, quatro homens liderados pelo Advogado Paull Harris, resolveram organizar uma associação de homens de negócios com a finalidade de prestar serviços voluntários às comunidades.
O Rotary surgiu nos Estados Unidos em um momento em que existia insatisfação popular devido a grandes distúrbios provocados por grupos que buscavam ganhar a vida de forma fácil ou através da corrupção. Vivíamos também os reflexos da Revolução Industrial e a perspectiva de guerras que culminariam com a 1ª grande guerra mundial.
Naquela época, viviam homens e mulheres inescrupulosos, sem parâmetros da ética e da Cidadania.
Foi aí que se pensou em formar um agrupamento para servir em todas as partes do mundo. Homens dignos, honrados, éticos e responsáveis, cuja honra da família constituída estava em primeiro lugar.
Com o passar dos anos, os objetivos e princípios do Rotary foram evoluindo diante da dinâmica da vida em sociedade.
Doze anos após, em 1917, surge a nossa Fundação Rotária cuja finalidade seria a difusão da nossa missão  da Compreensão e da Paz Mundial, através de projetos humanitários realizados por todos aglomerados denominados de Clubes.
Foi assim que crescemos, internacionalizando jovens através dos nossos Intercâmbios, especializando bacharéis, com as nossas Bolsas Educacionais Internacionais, minimizando sofrimentos através do fornecimento de próteses, cadeiras de rodas, muletas, para portadores de necessidade especiais e através das nossas profissões servindo a humanidade pelo princípio do “Dar De Si Antes De Pensar Em Si”.
Hoje somos mais de 1,2 milhões de Rotarianos, e a família Rotária é ampliada pelos Interactianos, Rotaractianos (Clubes de jovens e adolescentes), trabalhando na orientação e profissionalização de  jovens, buscando recursos financeiros para reduzir a mortalidade infantil, minimizando o sofrimento advindo do meio ambiente, da falta do saneamento básico, procurando alfabetizar crianças, jovens e adultos; fazendo prevalecer o lema de que o desenvolvimento econômico e social da humanidade depende da educação possibilitando que todo Cidadão saiba ler, escrever, conhecer números, sabendo interpretar as palavras e operacionalizar os números.
Comemorando 107 anos de vida, sem mácula, é mostrar que o maior projeto de Rotary, assumido em 1985, quando 800.000 crianças, jovens e adultos do mundo eram contaminados pelo vírus selvagem da Poliomielite e hoje com as parcerias que fizemos junto com a Organização Mundial da Saúde e a Fundação Bill e Melinda Gates, praticamente temos essa doença erradicada do mundo, a exceção de algumas pequenas regiões, que por ignorância de Governos, falta de comunicação, questões políticas, não temos tido condições de levar e aplicar as vacinas de combate a este vírus maldito em locais de extrema pobreza e de guerras constantes.
Vamos juntos assoprar as velinhas esperando que os Rotarianos e você que poderá se aliar a nós, estejam sempre conosco, nos presenteando nesse nosso aniversário. Peço com toda a humildade, indicar para nós um associado para que possamos através do companheirismo, da amizade, do conhecimento e motivação, realizarmos muito mais através do lema de “Conhecermos a nós mesmos para envolvermos a humanidade”.
Consiga também outro presente, uma empresa cidadã para que essa contribua com a nossa ABTRF – Associação Brasileira The Rotary Foundation, braço no Brasil da nossa Fundação Rotária e assim realizando projetos humanitários envolveremos muito mais as nossas comunidades e o mundo através da nossa internacionalidade.
Obrigado antecipadamente por nos oferecer um bolo de aniversário para juntos apagarmos as velinhas e nos presentear com o nosso pedido.


José Antônio Figueiredo Antiório 
Diretor de Rotary International

Intercâmbio internacional com inscrições abertas

Luiz Ricardo Begosso e Francisco Ferro, os coordenadores distritais de intercâmbio de jovens no D4510 de RI

Encontram-se abertas as inscrições para participação no Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. “Existem quatro programas disponíveis, e os clubes devem iniciar o processo de indicação o quanto antes”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “Quanto mais cedo o envolvimento, melhor a preparação da família e do candidato”, completou o dirigente que considera este programa como fundamental para o clube e para o participante. “É através deste programa que clubes e jovens se desenvolvem e crescem em todos os sentidos”, disse.

Os quatro programas disponíveis são: Longa Duração, Curta Duração, Programa de Bolsa e o de Novas Gerações. Eles variam de 12 meses a 12 semanas, exceto o de Novas Gerações, os demais necessitam de treinamento e exame classificatório. “São muitos os candidatos, muitas pessoas envolvidas, daí a necessidade de nos anteciparmos na preparação”, comentou o coordenador distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), do Distrito 4510 do Rotary International, o engenheiro Francisco Tadeu Ferro, associado do Rotary Club de Bauru. “É importante que as inscrições comecem logo, pois os candidatos somam pontos em participações nas reuniões dos clubes”, recordou o educador Luiz Ricardo Begosso, próximo coordenador distrital do intercâmbio de jovens no D4510 de RI, ao lembrar que o programa ajuda na exposição da instituição na sociedade, bem como as presenças dos pais dos jovens candidatos nas reuniões dos clubes.

Os jovens interessados devem procurar um Rotary Club que precisa indicá-los. Além disso, a idade mínima é para nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1996, enquanto que para o programa Novas Gerações, a idade mínima é para os nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1988. “Todos os detalhes, as regras e o formato do programa estão disponíveis no site: WWW.yep4510.org.br”, disse Francisco Ferro. “Os clubes estão recebendo o material de divulgação para atrair interessados na comunidade em geral”, completou Luiz Ricardo Begosso ao iniciar o processo de distribuição de material explicativo. “É importante que o clube divulgue o programa na comunidade”, reforçou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International.

De acordo com o coordenador e o governador distrital qualquer pessoa interessada deve procurar um Rotary Club, estar enquadrado dentro das regras distritais e começar a se preparar. “Estes programas são para qualquer pessoa”, falou Francisco Ferro. “Uma vez dentro das regras, qualquer jovem pode participar”, reforçou Luiz Ricardo Begosso. “Dependendo das circunstâncias o embarque demora de um a dois anos”, falou o atual coordenador ao destacar a importância da preparação. “Tanto jovens como os pais, necessitam de uma preparação intensa”, frisou o próximo coordenador distrital. “Tudo é feito em conjunto, mas uma vez no exterior, é o jovem quem determina o grau de aproveitamento”, explicou o Governador do D4510 de RI que aguarda muitas inscrições. “Acredito em mais de 300 participantes”, prevê o dirigente. As inscrições encerram-se dia 15 de março.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020