Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Senadores homenageiam rotarianos e Secretário do RI

Evento realizado no Senado enfatizou o Rotary International no Mundo e no Brasil

Rotarianos de diversos estados do Brasil estiveram reunidos no Senado Federal, em Brasília, na última segunda-feira, quando o parlamento nacional homenageou os 107 anos de atividades do Rotary International no Mundo e os 90 anos da presença rotária no território brasileiro. “Foi um encontro importante, com bom conteúdo de ambas as partes e de grande significado para senadores e rotarianos”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, que esteve presente no evento com outros governadores distritais de Rotary, e dirigentes rotários do Brasil.

O Secretário Geral do Rotary International, John Hewko, esteve presente no evento e fez uma exposição generalizada sobre a instituição internacional, com ênfase na erradicação da paralisia infantil, com a campanha mundial da Polio Plus, desenvolvida pelo Rotary International em todo o planeta com objetivo de erradicar a doença até 2017. “O que eram quatro países, agora são três”, anunciou ao enfatizar que a Índia, um dos países endêmicos, completou um ano sem um caso de poliomielite. “Essa conquista está sendo celebrada no mundo todo”, disse o dirigente que pela primeira vez visita o Brasil e que estará nos próximos dias em São Paulo e Curitiba.

O Diretor de Rotary International, o educador José Antônio de Figueiredo Antiório, valorizou o evento por ser pioneiro e disse que esta ação aproximou os senadores ao Rotary International. “É algo importante em que a população brasileira será a maior beneficiada com esta aproximação”, disse o dirigente ao enfatizar ações brasileiras desenvolvidas pelo Rotary International, após ouvir manifestações de alguns senadores que destacaram, na tribuna, a importância da ação humanitária da instituição internacional, inclusive sugerindo um envolvimento maior dos rotarianos aos programas governamentais. “A credibilidade do Rotary International é importante para qualquer desenvolvimento social”, disse o senador Christovan Buarque, um dos oradores.

O curador da Fundação Rotária, o brasileiro Antônio Hallage, enfatizou a importância do encontro e destacou a necessidade de um relacionamento mais estreito entre os governantes federais e os rotarianos, principalmente por causa da realização da Convenção Internacional do Rotary International, que será em 2015 na cidade de São Paulo. “O Brasil está deixando de ser recebedor de recursos da Fundação Rotária, para ser doador”, falou. “Da mesma forma que somos a quinta economia do Mundo, somos o quinto maior captador de recursos para a Fundação Rotária”, comparou o dirigente que também teve a oportunidade de se manifestar no Senado.

Durante as duas horas da sessão especial realizada no parlamento brasileiro por iniciativa do Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), rotarianos de todos os níveis, senadores e população em geral (sessão transmitida ao vivo pela TV Senado), tiveram a oportunidade de destacar a importância da instituição internacional no País. “Foi um evento em que o Rotary foi reverenciado, destacado e principalmente mostrado de forma específica sobre a importância que tem na humanidade”, resumiu Márcio Medeiros. “Que tenhamos mais oportunidades neste sentido, para mostrar o que é Rotary e o que ele faz”, desejou o governador do D4510 de RI.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

Crônica - Gentileza do Companheiro Inocente Chiaradia

O MENINO QUE TROUXE A LUZ AO MUNDO DA ESCURIDÃO – Willian J. Bennett

            Certo dia, um menino de 3 anos estava vendo seu pai fazer arreios e selas na oficina. Quando crescesse, queria ser igual a ele.
            Tentando imitá-lo, pegou uma ferramenta pontuda e passou a bater numa tira de couro. O instrumento escapou da sua pequena mão, atingindo-lhe o olho esquerdo. Logo depois, uma infecção afetou seu olho direito e o garoto ficou totalmente cego. Mesmo assim, aprendeu a ajudar seu pai na oficina, tateando e lhe entregando ferramentas e peças de couro.
            Ele ia à escola e todos admiravam sua memória. Mas, na verdade, não era feliz com os estudos, pois queria ler livros e escrever cartas, como seus colegas. Por isso, passava noites acordado, pensando em como resolver o grave problema.
            O menino então ouviu falar do capitão do exército francês que tinha desenvolvido um método para ler mensagens no escuro. Essa escrita noturna consistia em conjuntos de pontos e traços em relevo no papel. Deslizando os dedos sobre os códigos, os soldados liam à noite sem precisar de luz. Ora, se os militares podiam fazer isso, os cegos também conseguiriam, pensou o garoto. Animado pela notícia, procurou o Capitão Barbier, que explicou como funcionava seu invento, fazendo orifícios numa folha de papel com um furador semelhante ao que cegara o rapazinho.
            Dia após dia e noite após noite, Louis Braille trabalhou no sistema de Barbier, introduzindo adaptações e aperfeiçoamentos. Foi mostrando seu plano a amigos e assim despertou o interesse dos meninos do instituto para cegos onde estava morando. À noite, eles iam às escondidas ao seu quarto para conhecer melhor a inovação. Finalmente, aos 20 anos de idade, Louis chegou a um alfabeto legível com combinações variadas de um a seis pontos. O método Braille estava pronto e permitia ler e escrever até músicas. A estratégia se alastrou e obteve a aceitação geral.  
            Semanas antes de morrer, já no leito do hospital, Louis disse a um amigo: “Tenho certeza de que minha missão na Terra terminou.” Dois dias depois de completar 43 anos, Louis Braille faleceu.
            Nos anos seguintes à sua morte, essa técnica se espalhou por vários países, passando a ser considerada a maneira oficial de leitura e escrita para quem não enxerga. Os cegos puderam, enfim, amenizar com os livros a sua amargura, graças ao menino que se dedicara a fazer luz para iluminar a sua vida e a dos demais privados da visão física.
            Há quem usa suas limitações como desculpa para não agir nem produzir. Porém, como tudo nos deve servir de aprendizado, a sabedoria está justamente na superação das piores situações e na realização do melhor possível para si e para as outras pessoas. Louis Braille demonstrou que, com abnegação e perseverança, sempre encontraremos a solução desejada.
            Fonte: www.mensagensvirtuais.xpg.com.br.                   
Caixa de texto:

Vem aí o SEMINÁRIO DISTRITAL DE IMAGEM PÚBLICA EM TUPÃ

Sob o patrocínio dos clubes rotários Rotary Club de Tupã e Rotary Club de Tupã Vanuíre, será realizado em Tupã, nas dependências da FACCAT - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã, no domingo, dia 11 de Março, o SEMINÁRIO DISTRITAL DE IMAGEM PÚBLICA.

Os companheiros estão concluindo o planejamento de logística do evento e definindo os palestrantes. Toda a programação será confirmada ainda essa semana para que tenhamos tempo hábil para divulgação do evento.

Serão esperados cerca de 200 rotarianos de todo o distrito para prestigiar esse importante evento.

Edis homenageiam rotarianos pelo Dia do Rotary

Cerimônias foram realizadas em diversas cidades para celebrar os 107 anos do Rotary International

Em diversas cidades do centro-oeste paulista, no Distrito 4510 do Rotary International, as Câmaras Municipais homenagearam os rotarianos pela passagem do Dia Nacional do Rotary, celebrada em todo o Brasil, no dia 23 de fevereiro. Cidades como: Marília, Bauru, Presidente Prudente, Lucélia, Vera Cruz, Garça, entre outras, promoveram sessão extraordinária específica para destacar o Rotary International. “É o reconhecimento, por parte dos vereadores, representantes do povo, a organização que completou 107 anos de existência”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro.

Além das homenagens nos parlamentos municipais, o Rotary Club de Pederneiras promoveu uma reunião ordinária do Rotary Club local na EMEF Eliazar Braga, quando houve a iluminação da campanha Elimine a Pólio Agora. O prédio, que foi tombado pelo valor arquitetônico e histórico. “No mesmo local foi também realizado a 29º reunião ordinária do ano Rotário 2011-2012 com a participação de toda família rotária, autoridades locais, diretores e alunos da escola somando um número estimado em 200 pessoas”, lembrou o empresário Claudio Conte, coordenador da Comissão de Imagem Pública do RC de Pederneiras.

Na cidade de Garça, o prefeito municipal, Cornélio Marcondes, presenteou dois clubes rotários, RC de Garça Azul e RC de Garça Real, entregando decreto concedendo a utilização de áreas pertencentes ao município, aos dois clubes de 600 metros quadros cada, para que possam construir as respectivas sedes próprias. O outro clube da cidade, o Rotary Club de Garça, já tem prédio próprio, na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Foram homenageados neste mesmo dia na cerimônia da Câmara Municipal de Garça, pelos serviços prestados à comunidade, os rotarianos: João Vizotto, do Rotary Club de Garça; Gilberto Fernandes, do Rotary Club de Garça Real e Lucy Therezinha Lustri, do Rotary Club de Garça Azul, além de Pedro Gabriel Policanti Boroto e Ricardo Alonso Murari Marques, ambos do Interact Clube Garça Real.

Em Bauru, além da Câmara Municipal homenagear os rotarianos daquela cidade que conta com seis clubes rotários, houve uma palestra com a Governadora do D4510 de RI, Gestão 2004-05, a educadora Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, associada do RC de Marília Pioneiro, para rotarianos e convidados, no parlamento bauruense, sobre o Que é Rotary e o que ele faz. Nas cidades de Marília e Presidente Prudente, os sete presidentes marilienses e os nove prudentinos, receberam placas comemorativas a data.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020