Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 8 de março de 2012

Rotary Club de Parapuã - 03 Novos Associados, Título Paul Harrys e Homenagens a veteranos Sócios Fundadores


 Na última quinta-feira dia 29 de Fevereiro de 2012, o Rotary Club de Parapuã realizou uma importante reunião rotária, onde de uma só vez, empossou 03 novos associados, brindou companheiro com Título Paul Harrys e homenageou sócios 02 fundadores em vida.


Ao centro (posse) Marcos Couto e a Namorada Natália, com os padrinhos, os companheiros Rodrigo Marcelino e Emiliane.

Ao centro (posse) Luciano Ventroni Santiago e a esposa Sonia F. Dias Ventroni Santiago e os companheiros padrinhos Carlos Roberto e Julia

Gov.Assist. Adriano Alves –Presidente Gilmar Martins – (Título Paul Harrys) Reinaldo Miotto e sua filha Ana Laura

Diego Mello – (sócio Fundador Homenageado) Fortunado Conte Laroca – (sócio Fundador) Fumiu Kawano

Fumiu Kawano – Gilmar Martins – (sócio fundador) Bernardino Rodrigues – Adilson Duarte de Oliveira.

Casa da Amizade do RC. Parapuã









Rotary Club de Tupã comemora Dia Internacional da Mulher

Na noite do dia 06 de Março de 2012, foi realizada mais uma reunião do Rotary Club de Tupã sob a presidência da companheira Elisa Keiko Soares. Na oportunidade, foi comemorado o dia internacional da mulher.
A Vereadora Lucilia Donadelli e a jovem Denise Alves foram as convidadas e homenageadas pelo clube. A primeira por sua competência no atendimento nos postos de saúde da cidade e a segunda por estar doando leite materno, ambas dando de si sem pensar em si, praticando Rotary mesmo sem saber.

Todas as mulheres presentes na reunião ordinária do dia 06 de Março.

A vereadora mais votada da história da cidade, recebendo a homenagem das mãos do companheiro Júlio Suga.

A jovem Denise Alves recebendo mimo das mãos da presidente Elika Keiko.

Dayse, Pedro e Alexandro Saes, ambos companheiros do Rotary Club de Tupã, prestigiando mais uma reunião.

Visita Oficial do Governador Márcio Medeiros no Rc. Parapuã

A explanação é para que os companheiros compreendam como é uma visita técnica do Governador aos clubes. Todavia, este apanhado é somente um breve resumo. Os assuntos desenvolvidos abaixo foram amplamente discutidos no clube.

Na noite do dia 07 de Março de 2012, estiveram presentes, em visita oficial, ao Rotary CLub de Parapuã, o Governador do Distrito 4.510, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros e o governador assistente, o administrador de empresas Adriano Luiz Alves, sócio representativo do Rotary Club de Tupã.

Dentre os assuntos discutidos, segue um breve resumo:

O governador faz 02 visitas oficiais ao clube durante o ano rotário. A primeira, como a desta noite, uma visita de trabalho, onde são discutidos os aspectos administrativos da gestão. A segunda, a visita solene, aquela em que é programada uma festiva, e visita os projetos, etc.

Márcio iniciou os trabalhos fazendo um breve comentário sobre a importância do Inventário de Clube, que está se tornando um instrumento importante para a governadoria realizar seu planejamento estratégico.
Conversou com o clube sobre o Quadro Associativo, tentando enumerar as dificuldades de recrutamento e retenção de associados. Um clube com poucos associados tem acúmulo de funções, sobrecarregando os companheiros e sendo agente causador de êxodo rotário. Dentre as principais causas levantadas pelo clube neste sentido estão:

  • Falecimentos;
  • Mudança de local de reunião e sede;
  • Perfil do Município (poucos habitantes);
  • Êxodo dos jovens para centros maiores;
  • Competição com outras entidades;
  • Falta de mulheres no quadro social;
Qual instrumentos temos para captar pessoas na sociedade? Qual o foco?
devemos focar as esposas dos associados, para que elas tenham conhecimento rotário, se interessem em entrar para a organização.

Diferença entre Classificação              e                     Profissão
                         jornalismo - radio                              jornalista
                                            televisão
                                           jornal
Um clube pode ter 05 companheiros de cada classificação. Por exemplo, 05 advogados de cada área de atuação da advocacia.
Essas profissões encontramos na Listra de Classificação, disponível no site do distrito.

O governador indagou o clube: O que é Rotary e o que Rotary Faz? Ele ficou muito contente com a resposta dada por um associado que tomara posse na semana anterior, cujo explicou com propriedade. O dirigente rotário aproveitou para explicar a diferença entre:
  • Informação Rotária: O que Rotary faz ao redor do mundo;
  • Instrução Rotária: Aprender o que é Rotary, procedimentos, regimentos, estatuto;
  • Educação Rotária: refere-se ao comportamento do rotariano. 
RODA ROTÁRIA
não é roda dentada, nem denteada.
Foi comentado sobre a popularização do símbolo rotário. O que os rotarianos estão fazendo para isso. A criação da Comissão de Imagem Pública é importante para contribuir com essa função. Uma tática interessante é colocar adesivos com a logomarca de rotary em objetos de doações por exemplo.

Assuntos que ficaram bem definidos e explanados:
Rotary, antes de ser um clube de amigos, é um clube de profissionais. O importante é a profissão, não a pessoa. (Não que as pessoas não o sejam, mas deve-se ter o devido cuidado com a classificação na hora de pleitear um novo companheiro). A importância das classificações deve-se aos projetos que o clube pode participar, tendo em seu quadro social, o profissional indicado para subsidiar este projeto.

Qual o negócio de Rotary? Projetos à Comunidade
Rotary vive de doações. As per captas não cobrem os custos dos projetos. Elas são meramente para manutenção do sistema.

Falando da Fundação Rotária, o governador comentou sobre os projetos.  Comentou que os clubes praticam eventos para ajudar outras entidades, e que não destinam a maior parte da renda para a Fundação Rotária. Sendo esse a principal fonte para subsídios  e projetos para os Rotarys Clubs, estamos fazendo o caminho inverso, dificultando as coisas. O que causaria mais impacto na sociedade, uma pequena doação da renda da "festa da pipoca" ou um projeto de subsídios da fundação rotária? A falta de conhecimento dos programas da fundação rotária é um dos principais problemas que estamos enfrentando.

Outro fator que melhor poderia ser aproveitado, é o Intercâmbio de Jovens (YEP) e Grupos de Estudos(IGE), patrocinados o primeiro pelo Rotarys Clubs e o segundo pela Fundação Rotária, são importantes para a internacionalização dos clubs, facilitando o emparceiramento com clubes estrangeiros para projetos de subsídios.

O governador citou a criação da Associação do Fundo Distrital, para facilitar a administração do distrito. Comentou o porque do aumento dos custos aos rotarianos, com relação a AFD, mas principalmente que os custos x benefícios desta organização, com personalidade jurídica, propicia à administração do distrito.

Na parte de Secretaria, o dirigente explicou como são formados os custos e que para ser rotariano, o companheiro desembolsa hoje R$ 33,66 mensais. Todo o restante, os companheiros estão complementando com custos de manutenção de sede e jantares. Foi feito um execício com os companheiros a fim de se discutir qual o custo benefício de se ter ou não uma sede própria.

Convocou os companheiros a participarem dos eventos rotários, entre eles seminários, assembléias, etc, para aprofundarem seus conhecimentos em rotary, para proporcionarem condições mais eficazes de trabalho, para viverem mais a família rotária. Só conhece Rotary quem participa de Rotary em sua totalidade.

Ano Fiscal: Janeiro à Dezembro.
Ano rotário: Julho à Junho

As assembléias internas do clube são 6: (exemplo)
  • Julho: posse;
  • Setembro: Visita do Governador;
  • Novembro: Indicação do presidente;
  • Fevereiro: Avaliação - Atualização de regimentos, estatutos;
  • Junho: Conferência Distrital - escolha do delegado - análise de documentos enviados pela governadoria.
  • Junho: Prestação de Contas - Plano de Futuro de Gestão.
Quem manda no clube: Estatuto ou Manual de Procedimentos?
O estatuto do clube é o documento criado pelos companheiros, pelo conselho diretor de um clube, baseado nas normas do manual de procedimentos, porém adaptadas pelas condições do clube, por sua cultura e metodologias de trabalho. Deve ser devidamente registrado em cartório, apoiado pelas leis do código civil brasileiro.

(Adriano Alves) - "Deixo claro aos companheiros, que é apenas uma síntese dos assuntos tratados, e que eles foram muito mais aprofundados durante a reunião, que durou cerca de 03 horas."





ROTARY INTERNATIONAL - Mulher participa pouco de clubes rotários

A presença da mulher ainda é tímida dentro do Rotary International, principalmente no Distrito 4510 do RI, na região centro-oeste do interior paulista, segundo o Governador distrital, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “Nossa organização tem um universo muito grande para crescer, quando as mulheres se envolverem em grande número as causas humanitárias defendidas pelo Rotary”, disse o dirigente ao saudar as mulheres pelo Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo o Mundo.
De acordo com o dirigente na região em que é responsável existe um número reduzido de mulheres que estão associadas a um Rotary Club. Dos aproximadamente 1570 associados, 210 são mulheres. “Dos 66 clubes existentes nas 39 cidades paulistas do Distrito 4510 de Rotary International, 36 clubes contam com mulheres no quadro associativo”, disse o dirigente que faz parte de um clube misto na cidade de Marília. “Dos clubes existentes no centro-oeste paulista, existem quatro que são formados, apenas por mulheres”, apontou o dirigente ao destacar os clubes; Rotary Club de Bauru Vitória Régia, Rotary Club de Presidente Prudente Rosa dos Ventos, Rotary Club de Garça Azul e Rotary Club de Assis Fraternal, como tendo somente composto por mulheres no quadro associativo.
O Conselho de Legislação do Rotary International aprovou a medida 8954 em 1989 por 328 votos a favor e 117 contra, a presença da mulher no quadro associativo de qualquer Rotary Club no Mundo. De lá para cá todos os Rotary Clubs podem ter mulheres no quadro associativo. “Um Rotary Club é formado por pessoas”, afirmou Márcio Medeiros ao destacar a impossibilidade de distinção. “Tendo uma profissão regulamentada, qualquer pessoa pode fazer parte de um Rotary Club”, disse o Governador do D4510 de RI, ao comentar sobre a presença da mulher na organização internacional.
Na opinião do dirigente o fato de alguns clubes serem formados apenas de homens é apenas uma casualidade da tradição. “Em 1905, quando surgiu o Rotary, o Mundo era liderado por homens”, justificou. “Com o envolvimento da mulher de forma ativa em todos os segmentos da sociedade, hoje esta distinção não existe mais em praticamente todos os setores”, falou ao destacar que desde o final da década de 70 o Rotary International já discutia o assunto. “O Rotary tem 107 anos no Mundo e 90 no Brasil, ou seja, faz pouco tempo que esta mudança aconteceu”, comparou ao admitir que muitos clubes são formados por homens, por opção casual. “Na normatização de Rotary, não existe diferença de sexo”, destacou.
Na atual Gestão 2011-12, de Rotary International, dos 66 clubes no D4510 de RI, 13 deles são presididos por mulheres. “Esta tendência tem crescido muito em razão de que sendo associada a qualquer momento um clube será presidido por uma mulher”, disse. “A presença da mulher num Rotary Club é um fato inevitável e haverá o momento que todos terão homens e mulheres trabalhando juntos”, disse Márcio Medeiros ao celebrar o Dia Internacional da Mulher e lembrar que o D4510 de RI, já teve uma Governadora (Maura ABF de Queiroz, gestão 2004-05) e atualmente dos 38 Governadores Distritais no Brasil, dois distritos são administrados por mulheres.

Grupos Rotarianos Em Ação


ROTARY INTERNATIONAL


One Rotary Center
1560 Sherman Avenue
Evanston, Illinois
60201-3698 USA
TEL 847.866.3000
FAX 847.328.8554
www.rotary.org
Março de 2012


Para: Governadores de 2011-12 e 2012-13
            

Prezados Governadores:

Muitos de vocês já conhecem os Grupos Rotarianos em Ação, que são formados por rotarianos, seus familiares e rotaractianos que doam tempo e conhecimentos para ajudar a melhorar a qualidade e dimensão dos projetos de clubes e distritos.

Atualmente há 15 Grupos Rotarianos em Ação, com o total de 30.000 membros em mais de 100 países. Cada grupo se especializa em uma determinada área, sendo que a maioria tem experiência em pelo menos uma das seis áreas de enfoque do Rotary. Muitos grupos também têm ótimas conexões com organizações externas e fontes de financiamento que podem beneficiar os projetos do Rotary. Eu vejo os Grupos Rotarianos em Ação como voluntários e consultores que podem ajudar os clubes na elaboração e implementação de novos projetos ou na melhoria de projetos já existentes para torná-los mais eficazes e sustentáveis.

Para mais informações sobre os grupos:

Doze grupos estarão na Casa da Amizade na Convenção de Bangcoc, Tailândia, de 6 a 9 de maio de 2012. O evento será uma ótima oportunidade para conhecerem pessoalmente os membros do Grupos Rotarianos em Ação. 

Embora o Conselho Diretor do RI estabeleça normas para os Grupos Rotarianos em Ação e decida quais deles serão reconhecidos oficialmente pelo RI, cada grupo opera de forma independente e deve obter permissão dos governadores antes de se comunicar com os clubes de seus distritos. Peço a todos que vejam os serviços destes grupos de forma positiva e, sempre que possível, facilitem o contato deles com os seus clubes. Com o trabalho conjunto de clubes e distritos, Grupos Rotarianos em Ação, funcionários do RI e organizações parceiras poderemos aumentar o impacto humanitário do Rotary no mundo ainda mais.
Caso tenham alguma pergunta, enviem um e-mail a actiongroups@rotary.org.  

Atenciosamente,

John Hewko
Secretário-geral