Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

6ª Reunião do Rc. Tupã comemora o dia dos pais.


RESENHA DA REUNIÃO

PRESIDENTE Alexandro Sgoob Saes                      Sócios do Clube:      28
SECRETÁRIO M. Fernando Ferraz                          Sócios presentes       19
PROTOCOLO  Roberto Abdian                                Faltas Justif.               0
Percentagem de freq. da reunião 67%                          Recuperações            03
Percentagem de freq. após Recuperações 78%            Visitantes                   02
                                                                                     Convidados                06
Expediente:

Correspondência recebida:

Não há correspondências recebidas

Todas as correspondências estão à disposição dos companheiros com a secretaria em pasta arquivo.

Correspondência expedida: Não foram expedidas correspondências.

Recuperações: Houve 03 recuperações.

Presentes na reunião:

Estiveram presentes 19 companheiros, representando 67 % de frequência.

Obs.: os dados em detalhe da frequência estão disponíveis no arquivo de controle de frequências.

Falta Justificada:

Sem faltas justificadas

Visitantes:

Ver lista de presença.

Convidados:

Ver lista de presença.

Clubes Associados:
Rotaract/Interact:

Pedidos de ofícios: Não houve pedido de ofícios.

Comunicações do Presidente, palestras, instrução rotária e outros assuntos tratados durante a reunião:

Iniciados os trabalhos, o presidente Alexandro abriu a reunião, conclamando a todos que saudassem o Pavilhão Nacional. 



O companheiro Roberto Abdian efetuou o protocolo, anunciando a mesa diretora da noite assim composta: ao centro o Presidente Alexandro, à sua esquerda o Neto, representante do Rotakids; à direita do Presidente, o companheiro Paulo Ricardo Soares, EGD, e à direita deste, o Presidente do Interact, Vitor Turra. 

A secretaria apresentou as recuperações pertinentes. O companheiro Emanuel Floresta Lima apresentou a tesouraria. O companheirismo ficou a cargo da companheira Dayse, apresentando as datas comemorativas e aniversariantes deste mês de agosto.







 Em seguida, enumerou os companheiros 100% do mês de julho, os quais foram convidados a comparecer à frente para receber “pins” da gestão 2012/2013 e recordações que foram entregues pelo presidente. Este lembrou do Seminário da Fundação Rotária que realizar-se-á no próximo dia 18/08, ressaltando a importância da presença do maior número possível de companheiros nesse evento. 





A seguir foi à tribuna o garoto Neto, Presidente do Rotakids, fazendo uma homenagem ao dia dos pais. Também apresentou-se o Presidente do Interact Club, Vitor Turra, que leu uma mensagem elaborada pelos sócios do Interact. Após isso, foi à tribuna a filha do companheiro Vanderley, que fez uma bonita declaração de amor ao seu pai.

 A Larissa e o Lucas Orlandi Lemos também foram à tribuna para homenagear seu pai, o companheiro Felipe.

 O presidente passou a palavra para este secretário, que teceu algumas palavras alusivas à data em que se comemora um ano de sua posse e de sua esposa do Rotary.

 Após isso, o Presidente desejou a todos um feliz dia dos pais e mencionou uma emocionante matéria que foi mostrada no programa Fantástico do último domingo. COMO A RIDÍCULA REDE GLOBO NÃO PERMITE QUE COPIEMOS O VÍDEO DE SUAS MATÉRIAS, ADQUIRIMOS DE OUTRA REDE DE TV.


 O companheiro do Rotary Club Tupã Vanuíre, Luis Rogério, dirigiu-se também à tribuna, onde relatou sua jornada ao Rotary Club de Tangará da Serra, Estado do Mato Grosso, onde ocorreu também um costelão.



O companheiro Valdomiro também fez uso da palavra, para aludir que na última sexta, dia 10/08, o sócio honorário Inocenti Chiaradia, foi laureado com o título de Cidadão Tupãense. 

O presidente anunciou o cronograma para este mês de agosto, dentre os quais o Seminário da Fundação Rotária a ser realizado em 18 de agosto, na cidade de Marília e o Costelão, que será no dia 26/08. Ele então passou a tecer suas considerações finais, agradecendo a presença de todos os companheiros, visitante, convidados, sócios honorários e aos membros do Interact e Rotakids. 

Encerrou, então, a reunião, com a saudação do pavilhão nacional e eu, Fernando Ferraz, secretário, lavrei a presente ata que, se aprovada, será por todos assinada.









                                          Gabriel filho do cp. Adriano Alves

DEPOIMENTO DE UM ASSOCIADO DE ROTARY CLUB

O companheiro Manoel Fernando Ferraz, associado do Rc. de Tupã, faz depoimento magnífico sobre sua entrada na organização, deixando os companheiros muitos felizes e o padrinho Cp. Joaquim Manoel Alves emocionado. A Cp. Andrea Ferraz, esposa do Cp. Fernando é assídua colaboradora do Rc. Tupã.

Comemoram 01 ano como associados de Rortay International, e já mostraram a que vieram.

Segue abaixo, depoimento na íntegra:


SR. PRESIDENTE, ILUSTRES COMPONENTES DA MESA, E DEMAIS COMPANHEIROS MENCIONADOS PELO PROTOCOLO.

Há um ano, numa reunião festiva como a desta noite, que celebra o dia dos pais, eu e minha esposa Andréa tomamos posse como sócios representativos deste clube. 
Essa data, mais precisamente dia 09 de agosto, passa a fazer parte de nossas vidas como um marco de extrema relevância, pois foi a partir dela que oficializamos nossa ligação com essa organização chamada Rotary.

Como já comentamos, viemos de outra cidade, Campinas, onde tínhamos familiares, amigos, colegas, enfim, uma vida estabelecida há vários anos, tendo aqui chegado no início de 2010, por motivos profissionais.
No local onde residíamos nunca havíamos tido a oportunidade de conhecer o Rotary, apenas ouvíamos falar e nem fazíamos ideia do que era feito pela entidade. 

Eis que, por um desses desígnios misteriosos, viemos a conhecer esse grande pernambucano que, com seu carisma e simpatia, viria a se tornar nosso padrinho e nos trazer essa nova perspectiva.
Sim, foi nosso querido Joaquim quem nos convidou a conhecer o clube e saber um pouco sobre as nobres e inestimáveis atividades aqui desempenhadas em prol da comunidade.

Além disso, fomos recebidos com muito carinho pelos seus integrantes e experimentamos uma atmosfera de companheirismo, de amizade e respeito mútuos. Tais predicados merecem uma elevada valoração, sobretudo nos dias de hoje, em que presenciamos o distanciamento e a desconfiança cada vez maiores em nossa sociedade. O individualismo permeia as atitudes e aparentemente nada ou muito pouco é feito para que o isolamento entre os indivíduos deixe de existir.

Chamou especialmente nossa atenção a obra mantida pelo Rotary de Tupã, que é o albergue que acolhe os moradores de rua da cidade. Ainda mais quando lembramos que viemos de um grande centro urbano onde há centenas deles espalhados, perambulando por aí, como se fossem zumbis. São, na realidade, piores que zumbis, pois as pessoas tendem a fingir que não os veem. São virtualmente invisíveis à maior parte da sociedade, verdadeiros trapos jogados nas calçadas.

As atitudes, mais do que palavras, mais do que promessas de políticos, são tomadas por indivíduos que sentem a necessidade de mudar o que está aí, de ser protagonistas da busca constante da dignidade humana para todos e não meramente uma grande plateia que permanece inerte e que procura apenas a própria realização e satisfação.

Sentimos, portanto, muito orgulho e uma enorme satisfação de fazer parte dessa família rotária, protagonistas de uma nova história, que permanece sendo traçada firmemente por mais de um século e que, se depender de seus membros, atuais e futuros, logrará crescer e propagar seus princípios e objetivos fundamentais.

Muito obrigado.

Cp. Andrea Ferraz, esposa do Cp. Fernando.

Cp. Joaquim, padrinho dos cps Fernando e Andrea.



Quadro Associativo é tema de apresentação em clube




Dentro do Plano de Atividades do Rotary Club de Marília Pioneiro, do Distrito 4510 do Rotary International, e seguindo o calendário sugerido pela organização mundial, aconteceu na última reunião ordinária do clube rotário mariliense, nas dependências do Quality Hotel Sun Valley, a exposição do tema: Desenvolvimento do Quadro Associativo, quando a educadora e coordenadora distrital da comissão do Quadro Associativo, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, fez uma demonstração da importância de se ter cuidados específicos quanto ao ingresso de novos associados. “Seguimos uma programação previamente definida, dentro do que sugere o Rotary International, daí a realização da palestra”, disse a presidente do clube mariliense, a diretora de ensino Silvia Helena Dias de Oliveira ao lembrar que em todos os países onde exista um Rotary Club, o mês de agosto é dedicado ao quadro associativo.

Na apresentação que fez a ex-governadora do Distrito 4510 de Rotary International chamou a atenção dos associados e visitantes para a preocupação com os números mínimos de fundação e manutenção do clube. “Para fundar um clube é preciso ter 25 associados e para manter o clube o mínimo é de 20”, disse Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz que esteve como Governadora do Distrito na Gestão 2004-05. “São exigências mínimas e necessárias”, ressaltou ao explicar com riqueza de detalhes os motivos que levaram a estes números. “Inclusive na América do Sul estamos conseguindo manter o número de 25 associados por clube”, mostrou gráficos estatísticos.

De forma específica a expositora chamou a atenção dos associados do Rotary Club de Marília Pioneiro para que procurem selecionar melhor os indicados para se evitar baixas prematuras. “A falha na retenção está na escolha precipitada”, disse ao apontar algumas sugestões para a comissão de admissão. “A escolha precisa ser criteriosa, seguindo as orientações do Rotary International, e orientar os que estão entrando da melhor maneira possível por um intervalo de tempo maior”, comentou ao enfatizar a importância do padrinho ou madrinha e principalmente da instrução. “Não é só convidar, tem que cuidar do associado”, falou a dirigente que em breve estará organizando o Seminário Distrital de Desenvolvimento de Rotary na cidade de Paraguaçu Paulista.

Para a coordenadora da Comissão de Desenvolvimento de Rotary, a empresária Adriana Fonseca Frasão, a apresentação do tema foi oportuna em razão do clube viver a necessidade do aumento do quadro associativo e principalmente pelo fato de fazer com homens e mulheres estejam em número equilibrado. “Por ser um clube misto temos a preocupação de termos uma quantidade proporcional de ambos os sexos”, falou ao promover para breve a posse de novos associados em razão de contar com 22 associados no momento. “Nosso objetivo nesta gestão é chegar a 25 associados”, disse ao anunciar a meta estabelecida. “No mínimo”, falou animada. 

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

Plano Visão de Futuro é foco de seminário em Marília



 Luiz Carlos Gonçalves, Governador do D4510 de RI, fala sobre o Plano Visão de Futuro 
  
O Plano Visão de Futuro, que começa a ser desenvolvido pela Fundação Rotária a partir de 2013 é o foco principal do Seminário Distrital da Fundação Rotária do Distrito 4510 do Rotary International, que será realizado neste sábado, dia 18, nas dependências da Associação Paulista de Medicina (APM – Regional Marília), a partir das 8 horas. “Nos últimos anos passamos por uma fase experimental do Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária em um período de três anos durante o qual a nova estrutura de subsídios foi testada”, disse o Governador do D4510 de RI, o empresário Luiz Carlos Gonçalves, associado do Rotary Club de Bauru Terra Branca. “Todos os clubes poderão solicitar subsídios no novo modelo a partir de 2013”, avisou. 
Por enquanto, apenas 100 distritos no Mundo estão participando da fase experimental. Os distritos chamados de “pilotos” estão ajudando a definir a nova estrutura de subsídios com sugestões e comentários, e estão recebendo assistência especializada da Fundação Rotária para que o desenvolvimento seja pleno. “Existirão dois tipos de subsídios”, falou o dirigente rotário sobre os Subsídios Distritais e os Subsídios Globais. Os distritos pilotos podem solicitar até 50% do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) para os Subsídios Distritais, enquanto que os Subsídios Globais são equiparados pelo Fundo Mundial e seu valor mínimo é de US$15 mil. 

Os clubes com distritos participantes da fase experimental do Plano Visão de Futuro tiveram que se qualificar antes de solicitarem Subsídios Globais da Fundação Rotária. O processo de qualificação forneceu aos clubes os controles: administrativo e financeiro exigidos pela Fundação e os qualificou para conduzir atividades financiadas por subsídios. “A Fundação Rotária tem duas exigências mínimas para a qualificação dos clubes”, disse Luiz Carlos Gonçalves. “O presidente eleito ou um representante escolhido pelo clube deve participar do treinamento de Gerenciamento de Subsídios da Fundação Rotária”, explicou ao dizer que a outra exigência é a de presidente e o presidente eleito do clube terem que ler, assinar e enviar o Memorando de Entendimento ao distrito e concordar em seguir com as diretrizes. “O memorando é um acordo entre o clube e o distrito”, falou.

Segundo o Governador do Distrito 4510 do Rotary International será preciso que distrito e clubes passem por treinamento específico de forma antecipada para que todos os detalhes sejam compreendidos. “Vamos investir em treinamento de forma distrital e com os clubes”, anunciou Luiz Carlos Gonçalves que considera o primeiro passo o seminário que será realizado em Marília com as presenças do curador da Fundação Rotária, Antônio Hallage e com o coordenador zonal da Fundação Rotária, José Carlos Carvalho. “Vamos mostrar os clubes a importância de uma maior dedicação neste momento de implantação”, falou o dirigente que aguarda um grande número de participantes.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020