Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Média de associados é de 24,7% na região





Evento rotário reuniu autoridades e rotarianos para discutir o quadro associativo dos clubes

Evento realizado na cidade de Paraguaçu Paulista, tendo como foco o quadro associativo do Rotary International na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo, pelo Distrito 4510 do Rotary International, debateu o quadro associativo dos 66 clubes distribuídos em 28 cidades do interior paulista. Nas presenças de autoridades e rotarianos, o evento reuniu centenas de pessoas que durante quatro horas apresentou pontos fortes e fracos sobre o quadro associativo da organização. “Foi um encontro positivo, em todos os sentidos, afinal observamos onde temos que melhorar e quais são as nossas virtudes”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o empresário Luiz Carlos Gonçalves, associado do Rotary Club de Bauru Terra Branca.

Visando ampliar o debate, três temas foram expostos de forma pontual: O recrutamento e a admissão de associados, com o bancário Carlos Alberto Oliveira dos Santos, associado do Rotary Club de Lucélia; A classificação como levantamento de associados em potencial, com a bancária Regina Célia Soares, associada do Rotary Club de Garça Azul e sobre a expansão distrital na busca de mãos para a Paz Através do Servir, com o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “São questões importantes a serem amplamente discutidas nos clubes”, apontou Luiz Carlos Gonçalves ao acreditar que: recrutamento, lista de classificação e expansão, são questões necessárias para que o Distrito 4510 do Rotary International cresça dentro do esperado pelo dirigente. “Quero superar dois mil associados”, anunciou ao sinalizar os 1.628 associados atualmente. “Critérios para a admissão, observação sobre a variedade nas profissões dentro do clube e estratégia para expansão, são discussões constantes dentro de um Rotary Club”, acrescentou a coordenadora distrital de Desenvolvimento de Rotary, a educadora Maura A.B Fagundes de Queiroz, associada do Rotary Club de Marília Pioneiro.

Um dos destaques do encontro foi o administrador Altimar Augusto Fernandes, coordenador do Rotary International para as Zonas 22 A e 23 A, Gestão 2012-2015, associado do Rotary Club de Santos – Anchieta, que abordou o tema: O Desenvolvimento de Rotary e o Quadro Associativo. “Precisamos de inspiração, sensibilidade e conhecimento para indicar um associado ao clube”, disse o dirigente que durante quase uma hora mostrou a importância de se conhecer a organização e o potencial rotariano. “Quando sabemos da capacidade da organização que fazemos parte, encontramos na nossa comunidade pessoas que possam melhorar a performance do clube na sociedade”, disse o santista.

Para a coordenadora distrital da Comissão de Desenvolvimento é preciso que o presidente fique atento ao quadro associativo em razão de que a média na região, envolvendo os 66 clubes rotários é de 24,7 rotarianos. Muito próximo da média da América do Sul que é de 25 associados. “É preciso que os clubes tenham programas estabelecidos e claros quanto ao ingresso e preparação do novo associado”, comentou Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, ao expor um quadro estatístico com a performance dos clubes com o número de associados por escala. “O problema não está no ingresso e sim na retenção”, alertou a dirigente ao sugerir formas de estimular o aumento do quadro associativo, bem como premiações de estímulo aos clubes e rotarianos que se envolverem nesta atividade.