Sites dos Distritos Rotários no Brasil

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

18ª Reunião Ordinária do Rotary Club de Tupã é marcada pela presença do INTERACT, homenageando o DIA DOS PROFESSORES


RESENHA DA REUNIÃO

PRESIDENTE Alexandro Sgoob Saes                       Sócios do Clube:       27
SECRETÁRIO M. Fernando Ferraz                          Sócios presentes        19
PROTOCOLO  Roberto Abdian                                Faltas Justif.                0
Percentagem de freq. da reunião 70 %                        Recuperações            08
Percentagem de freq. após Recuperações 100 %        Visitantes                   01
  Convidados               11
Expediente:

Correspondência recebida:

Não houve correspondências recebidas.

Correspondências expedidas: Não houve correspondências expedidas.

Recuperações: oito  recuperações.

Presentes na reunião:

Nesta reunião de secretaria estiveram presentes 19 companheiros, representando 70 % de frequência.

Obs.: os dados em detalhe da frequência estão disponíveis no arquivo de controle de frequências.

Falta Justificada:

Sem faltas justificadas

Visitantes:

Ver lista de presença.

Convidados:

Ver lista de presença.
Clubes Associados:
Rotaract/Interact:
Pedidos de ofícios: Não houve pedido de ofícios.

Comunicações do Presidente, palestras, instrução rotária e outros assuntos tratados durante a reunião:

Iniciados os trabalhos, o presidente Alexandro abriu a reunião, conclamando a todos que saudassem o Pavilhão Nacional.




 O companheiro Roberto Abdian efetuou o protocolo, anunciando a mesa diretora da noite assim composta: ao centro o Presidente Alexandro, à sua esquerda o presidente do Interact, Vitor Turra, à esquerda dele o secretário Fernando Ferraz e à direita do presidente, o companheiro João Afrânio.



O protocolo também registrou as presenças de vários professores que serão homenageados nesta seção pelo Interact Club de Tupã. A secretaria apresentou as recuperações pertinentes.

A tesouraria foi apresentada pela companheira Joyce Renata da Silva Roque. O companheirismo ficou a cargo de Valdomiro Rodrigues de Matos, que anunciou os aniversariantes do período e as datas comemorativas, fazendo uma reverência especial ao companheiro Joaquim Manoel Alves, que completa, neste final de ano, 50 anos de Rotary.


O presidente Alexandro introduziu a companheira Elisa, a quem ficou a cargo a informação rotária, explicando aos presentes, não-rotarianos, em breves palavras, o que é a instituição Rotary, e quais são as atividades exercidas por nossa entidade pelo mundo. Discorreu igualmente acerca da Fundação Rotária e suas áreas de enfoque.

Compareceu à tribuna o presidente do Interact Club, Vitor Turra, para prestar uma singela, mas bonita homenagem aos educadores, ressaltando a profissão como a mais importante que existe. Foi um agradecimento a todos os anos que os professores dedicaram aos seus alunos. Em seguida entregou a cada um dos vários professores presentes um documento de homenagem do Rotary Club de Tupã, com um agradecimento “pelos serviços prestados aos jovens da comunidade de Tupã no desenvolvimento da sua formação moral e educacional, contribuindo com os ideais rotários para a paz e compreensão mundial.”.











 O presidente mencionou a realização dos “workshops” da Fundação Rotária, que estão sendo apresentados em várias cidades da região, nos finais de semana, destacando o que terá lugar no próximo final de semana na cidade de Assis. Salientou a importância da presença dos companheiros nesses eventos, para prestigiá-los. Proveitou o ensejo para apresentar um video do Rotary International alusivo à campanha mundial “End Polio Now”.

Finalmente, o presidente passou a tecer suas considerações finais, agradecendo a presença de todos os companheiros, visitantes e os convidados, ora homenageados. Encerrou, então, a reunião, com a saudação do pavilhão nacional e eu, Fernando Ferraz, secretário, lavrei a presente ata que, se aprovada, será por todos assinada.

Definido grupo para intercâmbio de estudos para Austrália




Escolha do grupo que irá para a Austrália foi escolhido na cidade de Assis


Foi definido neste último final de semana na sede do Rotary Club de Assis do Vale, no Distrito 4510 do Rotary International, o grupo que irá representar a região no Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), com o Distrito 9570 de Rotary International, na Austrália. Foram escolhidas pessoas titulares, mais dois suplentes, uma vez que o empresário Alexandre Tohorui Honda, associado do Rotary Club de Presidente Prudente Sul, foi escolhido como líder deste grupo no mês passado. “Fechamos um ciclo importante, e agora iniciaremos a preparação”, disse o coordenador distrital do programa na região centro oeste do interior paulista, o comerciante Rubens Constantino, associado do Rotary Club de Pederneiras.

Dos candidatos inscritos foram classificados entre os seis melhores pontuados: Crisley Parmigiani Lopes, administrador de empresas (Rotary Club de Bauru-Norte), Israel Dias Barros, projetista industrial (Rotary Club de Pompéia), Victor Alfonso Coleone, engenheiro ambiental (Rotary Club de Pederneiras), Viviane Fernanda Campos, jornalista (Rotary Club de Bauru). Como suplentes classificaram-se: Sara H. De Oliveira, secretaria (Rotary Club de Assis) e Paulo Rogério Marques Oliveira, produtor de TV (Rotary Club de Tupã). “Não foi uma decisão muito fácil em razão dos candidatos terem níveis bem semelhantes”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2013-14, o contabilista Ricardo Bermejo, associado do Rotary Club de Assis Norte, que participou da comissão de escolha do grupo.

A partir de agora os dois grupos formados passam a se preparar para a viagem. Ambos devem embarcar em meados de abril e maio do ano que vem. “Até lá eles se reunirão com freqüência no sentido de estudarem a região, montarem apresentações e se prepararem para a missão que é puxada e muito movimentada”, disse Rubens Constantino que já foi líder de grupo e hoje coordena os grupos criados. “Naturalmente o pessoal fará de tudo para representar bem o distrito e desfrutar de muito conhecimento que há de vir”, falou o dirigente distrital que nesta Gestão 2012-13 montou os dois grupos que irão: Austrália e EUA/Canadá.

O Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) oferece oportunidade única, em termos culturais e de capacitação a jovens profissionais em fase inicial de carreira. O programa foi criado com o intuito de aprimorar aos participantes as habilidades vocacionais e qualidades de líder, para que possam atender às necessidades das comunidades e cumprir as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Além disso, o IGE oferece, segundo Rubens Alberto Constantino, aos rotarianos a oportunidade de participar do processo de envio e recepção de grupos, uma experiência educativa que contribui para o cumprimento da missão do Rotary. “O IGE é um programa abrangente de viagens internacionais e atividades em equipe”, resumiu.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial


Comissão Distrital de Instrução e Orientação Rotária


GOVERNADORIA DO DISTRITO 4510
Coordenadoria de Administração de Clube e Distrito
Comissão Distrital de Instrução e Orientação Rotária


FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
A Fundação Rotária (FR) do ROTARY INTERNATIONAL é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo. É uma organização de apoio aos rotarianos.

A FR foi criada em 1917 por Arch Klumph, sexto presidente do ROTARY INTERNATIONAL que, durante a convenção de Atlanta, propôs ao mundo rotário, a criação de um fundo de dotações com a finalidade de “fazer o bem no mundo”. Na convenção de 1928 foi-lhe dado o nome de Fundação Rotária.

A Fundação é administrada por 13 curadores, responsáveis por promovê-la, investir e zelar por todos os fundos e propriedades da mesma, além de administrar, avaliar e implementar seus programas. As nomeações são feitas pelo presidente e requerem aprovação do conselho diretor do RI. Quatro curadores devem ser ex-presidentes do Rotary.

O Plano Visão de Futuro da FR definiu o lema, missão e prioridades, os quais foram aprovados e ratificados pelo conselho diretor do RI e conselho de legislação de 2007.

O LEMA da Fundação Rotária é “fazer o bem no mundo”, como dito pelo seu criador, o Presidente de RI Arch Klumph em 1917.

A MISSÃO da Fundação Rotária é capacitar os rotarianos para promoverem a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

Com base nas principais áreas da missão, os curadores e diretores aprovaram seis ÁREAS DE ENFOQUE para a Fundação Rotária no futuro.

Promover a Boa Vontade, Paz e Compreensão Mundial
1.   Paz, prevenção e resolução de conflitos

Melhoria da Saúde
2.   Prevenção e tratamento de doenças
3.   Recursos hídricos e saneamento
4.   Saúde materna e infantil

Melhoria da Educação
5.   Educação básica e alfabetização

Combate a Pobreza
6.   Desenvolvimento econômico e comunitário


Presidente:      Valdeir Fagundes de Queiroz – Governador 2000-01
Membro:                      Dauto de Almeida Campos – Governador 1981-82
                                               Nilmo José Sírio – Governador 1973-74
                                                           José Giometti – Governador 2005-06
                                                                       Regis Jorge – Governador 2008-09
            ‘                                                                      José Uracy Fontana – Governador 2009-10

Concurso Cultural Paz Através do Servir


Alexandro Sgobb Saes
Rotary Club Tupã
Presidente gestão 2012 - 2013



----- Mensagem encaminhada -----
De: Brasil Rotario <cobranca@brasil-rotario.com.br>
Para: consultlab_adm@yahoo.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 31 de Dezembro de 1969 22:00
Assunto: Concurso cultural: últimas semanas para você participar



Caros companheiros e companheiras rotarianos,

Termina no dia 30/11 o prazo de inscrições no Concurso Cultural Paz Através do Servir, a promoção da BRASIL ROTÁRIO que pode premiar você e um acompanhante com uma viagem de cruzeiro ao Uruguai e à Argentina.

Para participar é muito fácil: basta clicar no link abaixo, preencher o formulário e criar uma frase de até 300 caracteres que tenha as palavras ROTARY e PAZ:

http://brasilrotario.wufoo.com/forms/concurso-cultural-paz-atravas-do-servir/

Aqui você lê o regulamento, também publicado nas últimas edições da revista:

http://www.brasil-rotario.com.br/_pdf/Regulamento.pdf

Encaminhe esta mensagem a seus companheiros de clube e amigos para que todos participem. O concurso também é aberto a não rotarianos como forma de promovermos nossa imagem pública e os ideais de paz do Rotary, especialmente em 2012-13, o ano da Paz Através do Servir.

Inspire-se. Participe. Estamos esperando sua frase.

BRASIL
ROTÁRIO
SERVINDO POR MEIO DA COMUNICAÇÃO

56ª Conferência Distrital


56ª Conferência Distrital

Prezados Companheiros,

Segue informação inicial sobre a conferência distrital que será realizada na

cidade de Águas de São Pedro no período de 16 a 19 Maio de 2013.

 O contato para reserva deverá ser feito diretamente com a Shalom Turismo.





“Profissão e Ética”, tema apresentado para jovens




O tema foi apresentado, por Márcio Medeiros, com situações variadas e com a presença de um bom público


Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Ourinhos Integração, pelo Distrito 4620 do Rotary International, concluíram nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Adelaide Pedroso Racanello, o Programa Pro Jovem, desenvolvido em parceria com a direção de ensino da escola, quando jovens e adultos participam de uma série de atividades de valorização e conscientização sobre os jovens e o ensino. “Encerramos com uma exposição sobre o tema: Profissão e Ética, para que os alunos saibam a importância do ensino para a vida num todo, e não apenas sobre os conhecimentos acadêmicos”, disse a presidente do clube, Ivanete de Lima Marcelo, ao convidar o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, para a apresentação do tema.

Durante 60 minutos o expositor procurou mostrar os conceitos sobre Profissão e Ética, dentro do ponto de vista didático como do ponto de vista moral. “Cada um de nós temos uma história e visões diferentes sobre ética e profissão”, comentou Márcio Medeiros ao desenvolver a apresentação assistida por jovens e adultos que fazem parte do programa Pro Jovem realizado pela escola e pelo Rotary Club de Ourinhos Integração. “Acredito que a forma de acolhimento é que desenvolve os princípios de ética no ser humano”, falou. “Todos gostam de ser bem recebidos, atendidos, assistidos e servidos”, falou. “Uma criança, mesmo em ambiente hostil sentindo-se segura, amada, com auto estima elevada, tende a fazer coisas boas e corretas dentro da realidade que vive”, falou ao explicar com riqueza de detalhes de que o tratamento entre as pessoas é fundamental para uma boa relação. “É o saber ouvir e saber falar”, disse.

Ao comentar sobre as diferenças entre Trabalho e Emprego, bem como a demonstração da importância da compreensão sobre a relação entre equipe e resultado, o jornalista demonstra o quanto as relações pessoais são importante para qualquer bem estar. “É impossível haver progresso sem mudança”, disse o rotariano que foi Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2011-12. “Quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma”, ensinou o dirigente ao comprovar que a primeira mudança que existe é da própria pessoa. “O importante é que as pessoas tenham conhecimento e coragem de promover mudanças, que sempre incomodam, pois, normalmente são coisas novas e diferentes”, falou.

Para o diretor da escola, Marcos Paulo Oliveira Obata, o programa é importante para o desempenho dos alunos, principalmente para aqueles que buscam oportunidades no mercado de trabalho. “Procuramos trabalhar com temas atuais, para que tanto os jovens quanto os adultos, aproveitem para melhorarem a qualidade de vida deles mesmo”, disse o dirigente. “Nosso clube desenvolve este programa há tempos, por entender ser importante para esses jovens”, disse a presidente do Rotary Club de Ourinhos Integração, Ivanete de Lima Marcelo. “O Rotary desempenha uma função importante neste processo de conscientização”, disse o advogado Guilherme de Paula, associado do Rotary Club de Ourinhos, Governador do Distrito 4620, Gestão 1998-99. “Valorizar o jovem e oferecendo conhecimento, são preciosidades que mudam uma vida”, reforçou o médico Gilberto Severino, associado do Rotary Club de Ourinhos, Governador do Distrito 4620, Gestão 2011-12.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial